Porto Caacupe – mí Villeta
O Paraguai não tem acesso ao mar, por isso depende, em grande parte, dos portos de rios para as atividades de importação e exportação.
A necessidade de portos particulares começou a ser suprida em 1980 com o inicio das operações do Porto de Caacupe-mí Assunção, localizado a poucos minutos da zona de maior concentração populacional do Paraguai.
A escolha do porto depende tanto de questões geográficas, de custos operacionais e naturais. Apesar do Caacupe-mí Assunção estar mais próximo do destino das mercadorias, tem uma restrição de calado, que fica crítico em períodos de seca sazonal do rio.
A escolha da empresa foi construir um outro porto em Villeta. As vantagens geográficas e estratégicas da área são muitas. A primeira é que em qualquer época do ano, mesmo no períodos de seca, os navios de grande calado conseguem chegar ao porto. A segunda é a proximidade com a região metropolitana de Assunção, aproximadamente 64 km, o que reduz, consideravelmente, os custos com transporte terrestre.
O porto Caacupe-mí Villeta é o primeiro grande projeto de logística da Studio Mind. O projeto foi idealizado para um terreno de 84 hectares. Desses, 18 hectares de plataforma, com uma borda de rio de embarque de 350 metros lineares.
Os portos operam integrados com o sistema Navis N4, um sistema de operação logística extremamente eficiente que permite que as operações ocorram 24 horas por dia, 7 dias na semana e 365 dias por ano. Além das plataformas, setor administrativo, sala de operações do sistema Navis 4, foram projetados os pátios, estacionamento e todas as demais áreas de uso dos cerca de 1000 funcionários que circulam, em três turnos diários, as dependências do porto.
Quando alcançar todo seu potencial, a plataforma operacional comportará até 7000 containers de 2,5 X 12 metros, contabilizando uma capacidade de armazenar mais de 700 carros.
Ficha técnica
Área construída: 18 hectares
Ano: 2018
Status: em construção
Local: Villeta – Paraguai
Projeto de Masterplan, Arquitetura e Gerenciamento Geral: Studio Mind arquitetura – urbanismo – planejamento
Coordenação dos Projetos de Engenharia: Engenheiro Marcelo Talavera
Projeto de Cálculo Estrutural: Engenheiro Ángel Gaona, Assunção – Paraguai
Projeto de Instalações Elétricas: Engenheiro Jorge Raymondi, Assunção – Paraguai
Projeto Hidrossanitário: Engenheiro Robson Caixeta, Brasília – Brasil
Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio: Engenheiro Robson Caixeta, Brasília – Brasil
Projeto de Engenharia Mecânica: Engenheira Myriam Gutiérrez, Assunção – Paraguai
Projeto de Detecção de Alarme e Incêndio: Engenheiro Jorge Raymondi, Assunção – Paraguai
Projeto de Segurança e Controle de Acessos: Engenheiro Jorge Raymondi, Assunção – Paraguai Projeto de Movimento de Solo: Engenheiro Carlos Pereira, Assunção – Paraguai